Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Início do conteúdo

Exposição de peças marca o encerramento da primeira edição do Seminário Regional Artesão em Foco

Foram três dias de atividades no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul

Publicação:

Os participantes do Seminário foram certificados ao final do evento
Os participantes do Seminário foram certificados ao final do evento - Foto: Mariana Souza/Ascom STDP

O Seminário Regional Artesão em Foco finalizou-se nesta quarta-feira (31/5), após três dias de atividades no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, fez a entrega dos certificados para os participantes no encerramento. 

Estamos muito felizes com essa realização. Fomentar o artesanato é uma responsabilidade da nossa Secretaria”, afirmou Sossella. O titular da pasta também citou as Casas dos Artesãos, coordenadas pela Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS), que funcionam como espaços de exposição e comercialização do artesanato 

A secretária de Cultura de Caxias do Sul,  Cristina Calcagnotto, destacou a escolha do município para receber o  projeto. " Estamos muito lisonjeados de termos sido contemplados para aprimorar os nossos processos e os nossos trabalhos manuais", disse. “Frisamos o nosso compromisso com a arte, com a cultura, com o emprego e a renda”, completou.  

WhatsApp Image 2023 06 01 at 07 16 13
Peças feitas a partir de técnicas como bordado, costura e renda foram expostas - Foto: Mariana Souza/Ascom STDP
Participaram do Seminário 73 pessoas, que utilizam técnicas como o bordado, a renda, a costura, a pintura e a tecelagem na criação das peças. Para a presidente da Casa do Artesão e do Artista Plástico de Bento Gonçalves, Ivete Menegotto, o evento foi uma ótima oportunidade de capacitação para os associados. “Temos que ser gratos. Estávamos tendo uma lacuna muito grande nessa área e a gente sabe o retorno econômico que o setor traz, pontuou 

A programação contou com a apresentação do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA) e a realização de testes de habilidades para aquisição ou renovação da Carteira do Artesão, pela FGTAS. A Secretaria de Cultura do Estado, por meio do Programa RS CRIATIVO, palestrou sobre Economia Criativa e Marketing Digital. Além disso, a designer Fernanda Sklovsky trabalhou o design territorial, o aprimoramento de técnicas e a curadoria de produtos. 

“Isso tudo acontece por vocês, para vocês”, afirmou Sklovsky ao agradecer a presença e a dedicação de todos os artesãos presentes no Seminário.  

Texto: Mariana Souza/Ascom STDP

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional