Em audiência pública, secretaria apresenta ações de qualificação e de combate à exploração no trabalho
Publicação:

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), na pessoa de seu titular, Gilmar Sossella, esteve representada na audiência pública da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul ocorrida ontem (20/3), em sua sede, no Teatro Dante Barone. O encontro debateu as transformações relativas ao mundo do trabalho e as diretrizes para a construção de uma agenda visando a geração de emprego e renda no Brasil e no Estado. A audiência contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Na oportunidade, Gilmar Sossella também representou o governador Eduardo Leite, falando às diversas representações sindicais, deputados, vereadores e sociedade em geral das ações já realizadas e projetadas pela STDP no propósito de incentivar as iniciativas de capacitação profissional, bem como fomentar e qualificar a empregabilidade. Dentre essas ações, o secretário apresentou o projeto Trabalho Legal, em fase de finalização, que pretende monitorar as terceirizações que ocorrem nas épocas de safra no Rio Grande do Sul.
Outro ponto apresentado foi o balanço de atividades efetuadas pela secretaria na questão dos safristas resgatados em situação de exploração, na serra gaúcha, como a busca ativa desses trabalhadores residentes no Estado e a oferta de oportunidades de qualificação e reinserção no mercado de trabalho por meio da vinculada Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS). "Nossas ações estão pautadas em proteger o trabalhador e apoiar aqueles que investem de forma séria na geração de emprego e renda", relatou o secretário.
A audiência pública foi conduzida por seu proponente, o deputado estadual Miguel Rossetto. Juntamente com o secretário Gilmar Sossella, acompanharam a atividade o diretor-geral Ricardo Barbosa, o diretor-adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Wellington Andrade, e os os assessores especiais Alencart Loch e Neviton Nornberg.
Texto: Raul Fernandes / Ascom STDP