Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Início do conteúdo

Entidade busca apoio para instalação de Pontos Populares de Trabalho

Publicação:

Espaços se destinam à inserção produtiva dos beneficiários
Espaços se destinam à inserção produtiva dos beneficiários - Foto: Mariana Souza/Ascom STDP

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) recebeu representantes do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), nesta terça-feira (30/5), para tratar da implementação de Pontos Populares de Trabalho (PPTs) em Canoas e Porto Alegre.  

Criados pela Lei Estadual Nº15.252 de 2019, os PPTs são espaços públicos ou privados, mantidos pelo Estado, destinados à inserção produtiva dos beneficiários. Neles são articuladas políticas públicas e programas redistributivos de qualificação profissional, de economia popular solidária e de microcrédito produtivo orientado.  

Em Canoas, a solicitação é por uma cozinha comunitária equipada com fogão, geladeira, freezer e mesa, a ser instalada no Assentamento Portal dos Pinheiros. Já em Porto Alegre, a demanda é por uma padaria comunitária, no Condomínio Marista, com a necessidade de espaço, equipamentos e também de formação técnica.  

De acordo com a instituição, nesses locais já existe um grupo organizado, majoritariamente de mulheres e chefes de família, que busca a geração de trabalho e renda para o autossustento. “Algumas pessoas já produzem, sabem fazer o produto, mas tem dificuldade de comercializar. Outros espaços têm uma equipe articulada, com capacitação, mas falta o local físico para a instalação dos equipamentos. Ou então existe a vontade, mas faltam instrumentos de trabalho”, explicou Chirlei Fischer.  

Para o titular da pasta, Gilmar Sossella, a proposta se aproxima de um projeto da Secretaria. “Está em fase de elaboração, mas algo parecido foi apresentado para o governador Eduardo Leite. Vamos estudar a melhor forma de encaminhar essa pauta, pontuou.  

Texto: Mariana Souza/Ascom STDP

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional