Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Início do conteúdo

15 mil horas de consultorias gratuitas serão oferecidas para MEIs por meio de convênio entre o Estado e o Sebrae

Publicação:

Foto da assinatura do convênio com o Sebrae RS para desenvolver o programa MEI RS
Microempreendedores individuais poderão escolher a consultoria nas temáticas de Marketing e Vendas, Estratégia ou Finanças - Foto: Pedro Rodrigues/Ascom STDP

Microempreendedores individuais (MEIs) do Rio Grande do Sul receberão consultorias avançadas gratuitas em Marketing e Vendas, Estratégia ou Finanças a partir de convênio entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RS (Sebrae/RS). O investimento total será de R$2,18 milhões, sendo a metade aportada por cada órgão. A solenidade de assinatura foi realizada nesta terça-feira (9/1), na Sala de Recitais do Complexo Cultural Casa da Ospa, em Porto Alegre.

O programa “MEI RS: Consultoria e Planejamento de Negócios” busca reduzir os índices de encerramento de atividades dessa categoria. “Os pequenos negócios são responsáveis por 55% dos empregos gerados no país e correspondem a 30% do PIB do Brasil, mas os indicadores de mortalidade ainda são altos. Por isso estamos implementando essa iniciativa”, declarou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella. 

Serão disponibilizadas mais de 15 mil horas de orientação personalizada feita por um especialista, na modalidade online, para mil MEIs. O programa será implantado nas 22 regiões do Trabalho no Estado, sendo contemplados, por delegacia regional, os dois municípios com o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Para participar, a empresa precisa ter sido constituída entre 2021 e o primeiro semestre de 2023.

Conforme o diretor-superintendente do Sebrae/RS, André Godoy, as temáticas das consultorias foram escolhidas de acordo com a necessidade dos microempreendedores individuais de todo o país. “Uma pesquisa do Sebrae identificou que 77% de todos os MEIs do Brasil nunca fizeram uma capacitação sequer na área de finanças, uma das mais sensíveis para a sobrevivência de um negócio”, afirmou. 

Atualmente, existem 807,3 mil MEI’s ativos no RS, segundo dados da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Estado (Jucis/RS). “Apesar de todo o esforço do Sebrae, do governo e de outras instituições, o Rio Grande do Sul ainda é um dos estados que tem a maior taxa de mortalidade de pequenas empresas no país, cerca de 18% por ano”, completou Godoy. 

A gerente de Políticas Públicas do Sebrae/RS, Janaína Medeiros, explicou que uma pesquisa de monitoramento e impacto será aplicada em duas fases, no início e no final da execução do programa, aos MEIs que serão beneficiados. “Esperamos trazer bons resultados. Esse acompanhamento nos possibilita mensurar qual o impacto da nossa intervenção em cada uma das mil empresas”, disse.

“Vários fatores interferem no funcionamento e na sobrevivência de uma empresa, como as finanças. Não basta saber executar uma atividade. Propiciar essa oportunidade aos municípios que estão com um IDHM baixo e precisam de um olhar diferenciado é fundamental”, salientou o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, Luciano Orsi. O prefeito de Capão Bonito do Sul, Felippe Rieth, também evidenciou a importância do programa para a cidade, uma das contempladas. “Essa será uma ótima ferramenta para o fortalecimento dos nossos microempreendedores”.

As inscrições serão abertas no dia 29 de janeiro, pelo site da STDP. Já as consultorias começarão a partir de abril. 

Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul, deputado estadual Elton Weber, a analista de Políticas Públicas do Sebrae/RS, Gabriela Salvarrey, o secretário adjunto de Estado Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Tiago Cadó, a secretária adjunta de Estado de Obras, Zilá Breitenbach, o chefe de gabinete de Liderança de Bancada na Assembleia Legislativa, Artur Souto, o diretor-geral da STDP, Ricardo Barbosa Junior, e prefeitos municipais.

Municípios selecionados
 
Boa Vista do Cadeado, Salto do Jacuí, Hulha Negra, Aceguá, Dilermando de Aguiar, Jari, Barão do Triunfo, Dom Feliciano, Novo Machado, Alecrim, Itacurubi, Manoel Viana, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, Mampituba, Caraá, Lajeado do Bugre, Vicente Dutra, Dezesseis de Novembro, São Nicolau, Capão Bonito do Sul, Monte Alegre dos Campos, São Valério do Sul, Redentora, Benjamin Constant do Sul, Charrua, Riozinho, Santa Maria do Herval, Rio dos Índios, Ibirapuitã, São José dos Ausentes, Jaquirana, Amaral Ferrador, São José do Norte, Maratá, Capela de Santana, Araricá, Nova Hartz, Herveiras, Passa Sete, Sério, Fontoura Xavier, Glorinha e Alvorada.

Texto: Mariana Souza/Ascom STDP

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional