Parceria entre Secretaria de Trabalho e Unisol fortalece bancos comunitários
Publicação:

Com o propósito de fomentar a economia solidária, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), assinou, nesta segunda-feira (25/9), um termo de colaboração com a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Rio Grande do Sul (Unisol/RS). A solenidade foi realizada na sede da pasta, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.
A parceria prevê o fortalecimento de bancos comunitários já existentes nas vilas Nossa Senhora Aparecida, Asa Branca e Colina do Prado, em Porto Alegre, e a criação de um banco comunitário no município de Alvorada, beneficiando diretamente cerca de 400 pessoas. Entre as ações que serão realizadas estão a contratação de profissionais para a coordenação, organização e execução dos bancos, o apoio administrativo e financeiro, o assessoramento contábil, técnico e de prestação de contas, e a aquisição de materiais de divulgação. Além disso, haverá oficinas nas áreas de economia solidária, gestão financeira, comunicação, aspectos contábeis e jurídicos.
Cursos de qualificação de produção de sabão, de construção e pequenos reparos, de estética, de cuidados de idosos, de artesanato e de corte e costura também serão oferecidos para os moradores locais. A meta é formar no mínimo 50 pessoas de cada comunidade para facilitar a inserção dessas no mercado de trabalho com uma atividade remunerada.
O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, destacou o número de pessoas que estão desocupadas ou com carga horária reduzida no Rio Grande do Sul. “Temos mais de um milhão de gaúchos e gaúchas nessas condições. Essa parceria pode oportunizar a melhoria de vida de parte dessas pessoas”, salientou.
O investimento será de R$250 mil, oriundo de emenda parlamentar de indicação da deputada estadual Stela Farias. “Mais do que nunca, cidades como as nossas, periferias como as nossas, requerem muito esforço e empenho dos governos para melhorar a condição de vida das pessoas”, afirmou a deputada. “O recurso, na verdade, ainda é insuficiente, mas vai organizar o banco para além dessas áreas que já estão sendo trabalhadas aqui em Porto Alegre, chegando também em Alvorada”, completou.
A presidente da Unisol, Nelsa Nespolo, comemorou a destinação da verba. “Esse recurso vai significar muito mais do que R$250 mil e vai chegar exatamente na ponta. Os bancos comunitários têm essa estratégia de organizar o território e de fazer com que a vida das pessoas lá na comunidade, lá nas vilas, seja transformada”, disse.
Também participaram do ato Isabela Ody, Letícia Meireles e Luciana Borba, representando a Unisol; os facilitadores Fabrício Rocha e Juliana Magnus, do Banco Comunitário Justa Troca; os assessores Hallana Oliveira e Tiano Caduro; e o chefe de gabinete da liderança de bancada na Assembleia Legislativa, Artur Souto.
Bancos comunitários
Os bancos comunitários são instituições que atuam como serviços financeiros solidários, em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais, tendo por base os princípios da economia solidária.