Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Início do conteúdo

Secretaria de Trabalho participa de reunião sobre o combate à exploração de trabalhadores

Publicação:

WhatsApp Image 2023 03 29 at 10 43 09
GT é formado por representantes de diversas secretarias - Foto: Mariana Souza/Ascom STDP

O Grupo de Trabalho (GT) para a gestão de ações emergenciais no âmbito da administração pública estadual para o combate à erradicação do trabalho escravo reuniu-se nesta quarta-feira (29/3), no Centro Administrativo Fernando Ferrari, com a presença do secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas. O secretário adjunto da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), Tiago Cadó, participou do encontro, coordenado pelas secretarias de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade.  

O secretário da SJCDH abriu a conversa explicando que o GT é formado por representantes de diversas secretarias. “Precisamos ter essa rede de atuação conjunta para nos mobilizarmos rapidamente e resguardarmos todos os direitos”, disse. Em seguida, a diretora do Departamento de Justiça e Política sobre Drogas da pasta, Viviane Viegas, apresentou um relatório de atuação da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae-RS) no caso de Bento Gonçalves, em fevereiro. “Seguimos o fluxo nacional de atendimento às vítimas, ou seja, de acordo com as competências que deveriam ser pensadas”, afirmou. 

As ações da STDP também foram mencionadas pelo adjunto. Nós usamos a toda estrutura da Secretaria, inclusive as Agências FGTAS/Sine, para reintegrar essas pessoas dentro do mercado de trabalho, para o encaminhamento do seguro desemprego, para a regularização de documentação e também para dar suporte aos que desejaram permanecer no Rio Grande do Sul”, falou. Cadó ainda citou a construção do Projeto Trabalho Legal, apresentado ao governador Eduardo Leite, com o foco em acompanhar as safras que acontecem no Estado e orientar os empresários e produtores rurais. Destacou também a realização do primeiro Painel de Debates sobre relações de trabalho, em Bento Gonçalves, no início de abril. 

No final, o secretário Felipe Freitas agradeceu a acolhida e a solidariedade do governo gaúcho. “Cumpre um papel pedagógico. Saímos felizes com a ambiência e interlocução. Vamos ampliar o nosso olhar sobre o tema a nível nacional”, ressaltou.  

O diretor adjunto de Trabalho, Emprego e Renda da STDP, Wellington Andrade, acompanhou a agenda.

Texto: Mariana Souza/Ascom STDP

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional