Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Início do conteúdo

Secretaria de Trabalho recebe propostas da Fetar RS em prol dos trabalhadores rurais

Publicação:

Homens sentados em volta de uma mesa.
Fortalecimento dos direitos trabalhistas foi o foco de reunião - Foto: Mariana Souza/Ascom STDP

O fortalecimento dos direitos trabalhistas e o combate ao trabalho semelhante à escravidão foram os temas tratados em reunião entre a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), a Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS), a Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais no Rio Grande do Sul (Fetar/RS) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariados Rurais (Contar), nesta sexta-feira (10/3). 

O secretário-adjunto, Tiago Cadó, recebeu os representantes das entidades no gabinete e citou as ações da pasta para auxiliar os trabalhadores resgatados na serra gaúcha. “Estamos atuando com orientações sobre capacitações profissionais e encaminhamentos de vagas junto à FGTAS, pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine)”, disse.  

Em seguida, o presidente do Contar, Gabriel Bezerra, apresentou algumas demandas, que incluem a participação da Fetar/RS no grupo de trabalho constituído pelo governo do Estado para tratar dos fatos ocorridos em Bento Gonçalves. “Nós somos a representação legítima desses assalariados aqui no Rio Grande do Sul. É importante participarmos para ajudar a combater essas situações”, falou. Além disso, listou a contratação de mão de obra rural por meio do Sine para melhorar a fiscalização e a diminuição da informalidade e a oferta de cursos de qualificação para esse público.  

Representantes da Fetar RS, Conar, FGTAS e STDP em pé, em frente às bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul.
Representantes entregam demandas para o secretário-adjunto Tiago Cadó - Foto: Mariana Souza/Ascom STDP
Tanto a Secretaria quanto a FGTAS se colocaram à disposição das entidades para a construção de políticas públicas com o foco na dignidade dos trabalhadores rurais. “Em relação às pautas, vamos dialogar com os órgãos competentes. Contem com a gente”, afirmou Cadó. 

Também acompanharam a reunião o chefe de gabinete Jair Müller e o assessor especial Neviton Nornberg, da STDP; o diretor João César Larrosa e o tesoureiro Denilson Aguiar, da Fetar/RS, o vereador Neto Pereira, de Arroio Grande, e o assessor de comunicação da Contar, Luiz Henrique Parahyba. 

Texto: Mariana Souza/Ascom STDP

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional