Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Secretaria segue em atenção a trabalhadores resgatados na serra gaúcha

Publicação:

STDP segue em atenção aos trabalhadores resgatados
STDP segue em atenção aos trabalhadores resgatados - Foto: Raul Fernandes/Ascom STDP

Mais quatro pessoas resgatadas em situação análoga à escravidão, na serra gaúcha, receberam atenção da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) através de orientações sobre capacitações profissionais e encaminhamentos de vagas junto à vinculada Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS), pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine), nesta semana. Os atendimentos foram realizados nas agências da FGTAS/Sine de Porto Alegre e em Bento Gonçalves, com a presença do titular da STDP, Gilmar Sossella.

Jovens receberam encaminhamento para vagas ofertadas pela FGTAS/Sine
Jovens receberam encaminhamento para vagas ofertadas pela FGTAS/Sine - Foto: Raul Fernandes/Ascom STDP
Jovens receberam encaminhamento para vagas ofertadas pela FGTAS/Sine

Os trabalhadores de Bento Gonçalves são da Bahia e decidiram permanecer no Rio Grande do Sul. Eles, ao atualizarem o seu cadastro junto ao Sine, obtiveram encaminhamento para entrevista em empresas locais. A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico da cidade, Milena Bassani, também prontificou-se a atuar em parceria com a STDP na oferta de iniciativas de qualificação profissional ofertadas pelo município. O secretário municipal adjunto de Desenvolvimento Social, Wagner Dalla Valle também acompanhará esse processo.

Segundo o secretário Gilmar Sossella, a intenção é continuar acompanhando esses casos para que, além de seus direitos trabalhistas e indenizações, possam ser reinseridos no mercado de trabalho. "Queremos dar toda a atenção que for necessária a esses jovens, seja através de cursos e outras capacitações ofertadas pela nossa secretaria e por parceiros, bem como encaminhá-los para vagas disponíveis nas suas respectivas regiões. São ações efetivas que se somam a outras iniciativas do grupo de trabalho constituído pelo governador Eduardo Leite para tratar desse assunto, diminuindo o impacto tanto social quanto econômico na vida desses trabalhadores", afirmou.

Jovens receberam encaminhamento para vagas ofertadas pela FGTAS/Sine

Estiveram presentes nos encontros o diretor-adjunto de Trabalho, Emprego e Renda da STDP, Wellington Andrade, os assessores especiais da pasta, Neviton Nornberg e Alencart Loch, e, ainda, o chefe de gabinete Jair Müller. Das equipes locais da vinculada FGTAS, participaram das ações, na Capital, o diretor técnico Carlos Eduardo Prestes, o coordenador da agência Adriano Mazzuchello, a coordenadora regional Savana Bittencourt e o assessor da Diretoria Técnica Vilmar Gomes. Em Bento Gonçalves, a coordenadora da unidade da FGTAS/Sine, Daiana Oliboni e o delegado regional do Trabalho Lucas Silveira.

Texto: Raul Fernandes - Ascom/STDP

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional