Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Início do conteúdo

Bloco de qualificação do Plano de Ações e Serviços do Sine é apresentado ao CTER-RS

Estão previstas 3.600 horas de qualificação profissional, em 11 municípios do estado, beneficiando 540 trabalhadores

Publicação:

Os programas da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) também foram pauta da reunião
Os programas da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) também foram pauta da reunião - Foto: Mariana Souza/Ascom STDP

O Plano de Ações e Serviços (PAS) de 2023 para o bloco de Qualificação da rede de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) foi apresentado na reunião ordinária do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (CTER-RS), realizada nesta segunda-feira (14/8), na sede da Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS), em Porto Alegre.  

O documento define as estratégias para alcançar os resultados pretendidos na área e foi explicado pelo coordenador de Formação para o Trabalho da FGTAS, Ademilson Arruda. Estão previstas 3.600 horas de qualificação profissional, em 11 municípios do estado. Serão beneficiados 540 trabalhadores, divididos em 36 turmas, sendo quatro exclusivas para pessoas com deficiência (PcD).

“Esperamos, com o recurso repassado pelo Governo Federal, conseguir fomentar a qualificação e a empregabilidade do trabalhador”, disse Ademilson. O coordenador também citou os critérios adotados para a seleção dos municípios que receberão os cursos, como o maior número de atendimento das agências e o índice de efetividade igual ou menor a 3%.

O PAS foi apreciado por todos os conselheiros e aprovado por unanimidade, conforme competência do CTER.

Sossella apresentou programas da Secretaria de Trabalho para conselheiros
Os programas da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) também foram pauta da reunião. O titular da pasta, Gilmar Sossella, dialogou com os conselheiros sobre cada um deles, com o objetivo de mostrar o que tem sido desenvolvido e construir, de forma coletiva, as políticas públicas de qualificação, empregabilidade e empreendedorismo.

Além disso, Sossella anunciou a doação de 250 computadores feita pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) à Secretaria e que será destinada à Fundação. O chefe de gabinete da FGTAS, Lieverson Perin, agradeceu o ato. “Temos uma demanda muito grande de computadores para atender toda a rede. Nossa equipe técnica vai fazer a análise para verificar se o uso será viável”, afirmou.

Texto: Mariana Souza/Ascom STDP

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional