Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Início do conteúdo

Em Brasília, Sossella participa do Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Trabalho

Publicação:

28   Fonset
Os representantes de cada Estado apresentaram os programas que estão sendo implementados nas pastas - Foto: Fabio Marçal

O titular da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), Gilmar Sossella, participou da 130ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Trabalho (Fonset), nesta terça-feira (28/3), em Brasília. Criada em 1989, a associação busca formular diretrizes básicas para estabelecer uma política nacional para o setor, assim como intensificar o intercâmbio de informações que facilitem a solução dos problemas na área. 

Os representantes de cada Estado apresentaram os programas que estão sendo implementados nas pastas. No Rio Grande do Sul, duas ações foram destacadas: a ampliação do microcrédito para pequenos empreendedores e o financiamento do BNDES, com juros subsidiados, para as prefeituras comprarem áreas industriais. “Mostrei para eles que os municípios perdem investimentos por não terem uma área industrial a oferecer quando o empreendedor procura um lugar para se instalar”, disse Sossella. 

Em conversa com o secretário do Distrito Federal, Thales Mendes, Sossella mostrou interesse por projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet), como o Renova DF. “Através do programa, os alunos recebem capacitação profissional na área de construção civil, com aulas presenciais e atividades práticas em espaços públicos, como praças, parques e quadras esportivas, entre outros. Com isso, os próprios alunos recuperam esses espaços públicos, o que também contribui para o bem-estar da comunidade”, explicou Mendes. A ideia é adaptar a iniciativa de acordo com as demandas do RS.  

Texto: Mariana Souza/Ascom STDP

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional