Instituto PROA e FGTAS levam capacitação para o primeiro emprego aos jovens gaúchos
Aula inaugural foi realizada neste sábado, 8 de abril, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
Publicação:


Mais de mil jovens foram aprovados na primeira turma de capacitação gratuita para o trabalho do Instituto PROA. A iniciativa, que conta com o apoio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e da Secretaria Estadual da Educação, teve aula inaugural neste sábado, 7 de abril, no Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores. O curso on-line é voltado para jovens de 17 a 22 anos que já tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas. Para a atividade, que era opcional, vieram estudantes de Porto Alegre, Alvorada, Canoas, Viamão, São Leopoldo e Restinga Seca, muitos deles acompanhados de pais ou outros familiares.
O evento contou com a participação do Secretário Estadual de Trabalho, Emprego e Renda, Hamilton Sossmeier, que parabenizou os jovens e destacou a importância de a aula inaugural ser em um espaço onde as pessoas fazem as leis e decidem o futuro: “Essa é uma parceria voltada para o futuro dos brasileiros, trabalhando para uma qualificação maior dos jovens. Sabendo que nesse mundo que vivemos, cada vez mais competitivo, cabe aos jovens buscar mais qualificações para estar mais preparados para vida. Contamos com o apoio e incentivo dos pais para levar os seus filhos a lutarem por isso, para terem uma vida de sucesso”. A coordenadora de engajamento do Instituto PROA, Ana Laura Valerio, ressaltou a importância do encontro e da mobilização dos participantes: “Vocês são nossa primeira turma. São nossos desbravadores”.
Ao longo de três meses, os jovens passarão por uma formação básica, que inclui aulas de Autoconhecimento, Planejamento de Carreira, Projeto de Vida, Raciocínio Lógico e Comunicação. Depois, podem optar por trilhas específicas nas áreas de Análise de Dados, Varejo, Administração, Logística, Promoção de Marcas e UX Design.
Depois do curso, eles serão encaminhados para vagas de emprego. Agora, o Instituto PROA já está começando a selecionar empresas interessadas em oferecer oportunidades a esses jovens no Rio Grande do Sul. Elas não pagam nenhuma taxa para participar. Quase 10 mil alunos já passaram pelo projeto em São Paulo e no Rio de Janeiro e 9 em cada 10 estudantes garantiram colocações em empresas após a capacitação.
Novos rumos para os jovens
Mateus Viçosa de Lima, de 19 anos, sonha em ser psicólogo e era um dos mais motivados do grupo que participou da aula inaugural. Depois de concluir o Ensino Médio no Colégio Estadual Paraná, no bairro Cristal, em Porto Alegre, ele chegou a trabalhar em uma oficina de bicicletas com o padrasto. “O PROA chegou no momento certo. Era um período da minha vida em que eu estava perdido. Agora, com três semanas de aula, já dá para ver um aumento da autoestima, da proatividade e do ânimo”, reconhece.
Com o desejo de se tornar designer, Rafael Barreto dos Santos, de 17 anos, estudante da Escola Alcides de Cunha, de Porto Alegre, encontrou no PROA a oportunidade para começar a preparar seu futuro. Ele já estava à procura de um curso para fazer currículo, aprender e ganhar experiência. Santos conta que está gostando das atividades e das interações e que planeja seguir no UX Design, para se direcionar para sua área preferida.
Alessandra Boeira dos Santos, de 19 anos, vê no PROA a chance de garantir seu primeiro emprego. A jovem, que concluiu o Ensino Médio no ano passado, no Colégio Dom João Becker, no IAPI, quer cursar medicina veterinária e está motivada com as possibilidades que se abrem a partir do curso.
A jovem Elisandra dos Santos Matos, de 18 anos, veio com a mãe de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, para assistir a aula inaugural. Ela concluiu o Ensino Médio no ano passado na Escola Nossa Senhora Aparecida e sonhar em cursar Enfermagem, Administração ou Medicina. “Estou gostando das aulas, especialmente dos encontros semanais, com dinâmicas em que a turma inteira interage”, revela.
Outro participante da aula inaugural, Bruno de Lima Fragoso, de 22 anos, concluiu o Ensino Médio na Escola Paula Soares, no centro de Porto Alegre, e quer trabalhar na área de informática. “Com o PROA, posso me comunicar, fazer amizades e espero conquistar o primeiro emprego”, projeta.
Instituto PROA
O Instituto PROA foi fundado em 2007 por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras.
O PROA fornece formações gratuitas para maximizar a chance desse público construir um futuro melhor em todo o país e tem o desejo de concretizar o seu objetivo de capacitar mais de 300 mil jovens nos próximos anos.
As inscrições para a nova turma estarão abertas a partir de maio no site: https://plataforma.proa.org.br/.
As empresas interessadas em oferecer oportunidades de emprego aos jovens podem acessar o link https://www.proa.org.br/quero-empregar/, enviando suas vagas disponíveis ou entrando em contato com a gerente do time de Empregabilidade, Regiane Tofanello Costa, pelo e-mail: regiane.costa@proa.org.br ou pelo telefone (11) 98741-1790.