Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Início do conteúdo

Live de lançamento coletivo do Programa RS TER é realizada nesta quinta (17)

Publicação:

Tela da transmissão ao vivo com representantes de seis cidades participantes: Panambi, Restinga Sêca, Três Passos, Frederico Westphalen, Santiago e Palmeira das Missões.
Sete municípios do Rio Grande do Sul aderiram à iniciativa - Foto: Ascom Ster

Foi realizada, na tarde desta quinta-feira (17/11), a live de lançamento coletivo do Programa RS TER em Panambi, Santiago, Carazinho, Três Passos, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Restinga Sêca, promovida pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Ster), em parceria com o Fórum Permanente de Secretários de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul. 

Na abertura do evento, o presidente do Fórum e secretário de Desenvolvimento Econômico e Ambiental de Panambi, Rafael Jacques de Oliveira, saudou as autoridades estaduais e municipais presentes e destacou a importância do momento. O diretor de Inovação e Projetos Estratégicos da Ster, Jorge Imperatore, explicou o que é o programa e quais são as áreas de atuação. O RS TER é a política pública do Estado de trabalho, emprego e renda e tem duas frentes principais. Uma delas é a questão da empregabilidade e a outra é a sustentabilidade das micro e pequenas empresas’, disse.   

Em seguida, Imperatore apresentou brevemente o sistema iCertus, desenvolvido pela startup de mesmo nome e disponibilizado gratuitamente aos pequenos negócios gaúchos por meio de uma parceria entre a empresa e o Estado. A plataforma permite a gestão das áreas financeira, fiscal, comercial, de estoque e de compras, além do acesso a opções de crédito e a oportunidades de comercialização, como, por exemplo, licitações, compra e venda em comunidades e por meio de mercados digitais. “É um sistema extremamente robusto e que possibilita que a gente traga aquilo é trabalhado no RS TER, o acesso a qualificação para gestão, ao crédito e ao mercado”, comentou. 

Na sequência, os secretários de Desenvolvimento e prefeitos das cidades participantes se pronunciaram, elogiaram a iniciativa e explicaram que para aderir ao programa, basta que os interessados compareçam às Salas do Empreendedor de cada município, que contarão com equipes treinadas à disposição.   

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Joel Maraschin, afirmou que o RS TER complementa ações da pasta e ressaltou os benefícios da iniciativa para agricultores familiares, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. "Dessa forma a gente começa a atender a ponta do desenvolvimento dos municípios”, falou. Para encerrar o lançamento, o diretor-geral da Ster, Luis Gustavo Lopes, comentou sobre a felicidade da Secretaria em realizar essa ação. A entrega junto a nossa comunidade é a principal razão de ser agente público”, disse.  

Participaram do evento o diretor-geral Luis Gustavo Lopes e o diretor de Inovação e Projetos Estratégicos, Jorge Imperatore, da Ster; o Secretário de Desenvolvimento do Estado, Joel Maraschin; prefeitos e secretários de Desenvolvimento municipais, além de representantes das Salas dos Empreendedores das cidades 

Próximos passos 

De acordo com Rafael Oliveira, o Fórum Permanente de Secretários de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul continuará trabalhando para que outras cidades gaúchas também participem das ações propostas pelo Programa RS TER. 

Texto: Ascom Ster

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional