Nova funcionalidade permitirá acesso a vagas do Sine pela Carteira de Trabalho Digital
Publicação:

O Estado do Rio Grande do Sul será pioneiro na aplicação de novas funcionalidades da plataforma digital do Sistema Nacional de Empregos (Sine). O módulo de emprego da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), substituirá o aplicativo Sine Fácil, com lançamento em breve.
A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (3/5), em visita de representantes da coordenação do Sine/MTE e da Dataprev à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) e à sua vinculada Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS).
Acompanhado do analista de tecnologia da informação da Dataprev, Carlos Eduardo Caminha, o integrante da coordenação do Sine/MTE, Farley Nunes, justificou a contemplação do Rio Grande do Sul como primeiro Estado a implantar a novidade em virtude de sua experiência exitosa no uso do sistema. "Trata-se de um modelo que pode ser replicado em outros estados e que podemos, ainda, potencializá-lo", revela.
Para o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, são importantes todas as inovações que visam facilitar a busca de oportunidades de emprego. "Aceitamos com muita honra essa responsabilidade de dar o 'pontapé inicial' nessa renovação do sistema do Sine e o melhor de tudo é que as equipes do Ministério do Trabalho e da Dataprev estão dispostas a fazer todos os ajustes e aprimoramentos necessários", afirmou.
Já o presidente da FGTAS, José Scorsatto, considera que a modernização da plataforma digital do Sine vem em momento propício, uma vez que o avanço da tecnologia da informação e comunicação vem se dando de forma cada vez mais eficaz. "Muitos sistemas que utilizam da inteligência artificial estão se sobressaindo e fazendo com que os municípios deixem de utilizar o Sine para aderir a essas outras tecnologias", considerou.
Paralelamente, as equipes do Ministério do Trabalho e Emprego e da Dataprev vêm realizando visitas técnicas em secretarias estaduais e municipais de todo o país, como forma de incentivar a utilização dos serviços oferecidos pela plataforma digital do Sine. Outro propósito buscado é o de ouvir sugestões quanto ao aprimoramento do sistema, como forma de torná-lo ainda mais abrangente no que se refere ao cadastro de vagas de emprego e o seu devido preenchimento.
As equipes da STDP e da FGTAS iniciarão o processo de treinamento da nova plataforma digital a partir da próxima sexta-feira (5/5).
Texto: Raul Fernandes/Ascom STDP