Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Início do conteúdo

Reunião entre Secretaria de Trabalho e Assembleia Legislativa trata de parceria para potencializar qualificação profissional

Publicação:

Secretário Sossella e presidente Brito conversando sentados em um sofá na Assembleia Legislativa
Parceria proposta foi bem recebida pelo presidente Brito, que destacou o interesse do órgão em trabalhar de forma conjunta - Foto: Rodrigo Rodrigues/Presidência ALRS

Uma reunião entre o titular da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), Gilmar Sossella, e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Adolfo Brito,  nesta quarta-feira (14/2), tratou da construção de parceria entre o executivo e o legislativo para potencializar a qualificação profissional no Estado.

Alguns programas da STDP voltados para a formação, como o RS Qualificação e os Núcleos de Inovação para o Trabalho (NITs), foram apresentados no encontro. O primeiro se destina a repassar recursos para os municípios executarem projetos de capacitação e qualificação profissional, com o foco no público desempregado ou subocupado. Atualmente, são 202 cidades conveniadas, com o investimento de R$14 milhões, somando recursos do Estado e contrapartidas municipais. Já o segundo oferece cursos abertos à comunidade em 31 núcleos implantados em escolas técnicas, nos eixos de Informação e Comunicação, Gestão e Negócios, Produção Alimentícia, Infraestrutura, Controle e Processos Industriais e Recursos Naturais.

De acordo com Sossella, o intuito da parceria com o parlamento gaúcho é ampliar a qualificação profissional no RS, já que a execução de iniciativas como as apresentadas depende da destinação de recursos. “Ainda faltam 295 municípios para serem contemplados no programa RS Qualificação, por exemplo. Existe muito emprego nessas cidades, mas falta a capacitação da mão de obra. E para isso, precisamos de verba”, frisou.

Além de projetos já em execução, o secretário também explicou o programa Carretas do Saber, unidades móveis que possibilitarão a oferta de cursos de qualificação profissional de maneira itinerante, por meio de dez carretas adaptadas e equipadas com salas de aula, laboratórios, recursos audiovisuais e conexão à internet.

A proposta foi bem recebida pelo presidente Adolfo Brito, que destacou o interesse do órgão em trabalhar de forma conjunta. “Nós julgamos essa parceria como interesse público porque o Rio Grande do Sul precisa disso. Precisamos qualificar os nossos trabalhadores para que eles possam buscar um emprego recebendo mais do que recebem hoje. Quando a pessoa não é qualificada, dificilmente consegue um bom emprego”, destacou.

Texto: Mariana Souza/Ascom STDP

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional