Secretaria acompanha caso de trabalhadores resgatados em São Marcos

Encontro tratou sobre ações de assistência aos trabalhadores resgatados.
Encontro tratou sobre ações de assistência aos trabalhadores resgatados. - Foto: Divulgação STDP

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) está acompanhando de perto o caso de 22 trabalhadores resgatados em condições semelhantes à escravidão no município de São Marcos, graças a uma força-tarefa envolvendo auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT) e apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Originários da província de Misiones, na Argentina, esses trabalhadores atuavam na colheita de uvas.

Nesta sexta-feira (2/2), o diretor adjunto de Trabalho, Emprego e Renda da STDP, Wellington Andrade, participou de uma reunião em Farroupilha, com representantes do MTE, MPT, secretarias Municipal de Assistência Social de Caxias do Sul e Estadual de Desenvolvimento Social, além do secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabricio Peruchin, para discutir aspectos importantes desse caso.

Na reunião, foram abordadas questões fundamentais, como o papel decisivo da PRF e auditores fiscais na rápida localização e resgate dos trabalhadores, além da legalidade da presença dos argentinos no Estado. A busca por empregos dignos dentro da legalidade e medidas de desburocratização no processo foram discutidas com o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego. Propôs-se ainda o uso de drones para fiscalizar as safras de vitivinícolas em todo o Estado.

Um agradecimento especial foi direcionado ao município de Caxias do Sul, por oferecer acolhimento e assistência aos trabalhadores, já que São Marcos não dispunha de condições adequadas para isso. A Secretaria continua acompanhando o caso e está empenhada em fornecer as condições necessárias para garantir um trabalho digno a esses indivíduos.