Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Início do conteúdo

Senador Mourão confirma repasse de R$ 1,5 milhão para o programa Carretas do Saber

Publicação:

Quatro homens posam para foto, de pé, um ao lado do outro, segurando, todos, um documento que contém a destinação de recursos para o programa Carretas do Saber.
Recurso será usado na compra de uma unidade móvel de qualificação profissional - Foto: Keila Marques/Ascom STDP

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) recebeu, na manhã desta segunda-feira (22/4), a visita do senador Hamilton Mourão, para confirmar o repasse de R$ 1,5 milhão em emenda parlamentar para a execução do programa “Carretas do Saber”.

O recurso será utilizado para aquisição de uma unidade móvel de qualificação profissional que será deslocada para diferentes regiões, principalmente para aquelas que mais precisam, atendendo as demandas de forma itinerante. O veículo será adaptado e equipado com sala de aula, laboratório, recursos audiovisuais e conexão à internet.

O senador Mourão parabenizou a STDP pela idealização do programa e colocou-se à disposição para que o mesmo seja cada vez mais fortalecido. "Um dos trabalhos do parlamentar é apoiar iniciativas como esta, de qualificar a mão de obra através dessas capacitações itinerantes. Portanto, a secretaria pode continuar a contar conosco no apoio a essas medidas que trarão mais empregos e mais qualidade de vida aos trabalhadores", disse o parlamentar.

Já o secretário Gilmar Sossella considerou que o programa Carretas do Saber será um dos grandes marcos no fortalecimento da qualificação do mercado de trabalho no Rio Grande do Sul, junto a outras ações do Governo do Estado, como o RS Qualificação. "Agradecemos imensamente ao senador por acreditar neste programa, pois ele vem ao encontro das pessoas que estão desempregadas ou subocupadas e poderemos, assim, qualificá-las para que alcancem melhores posições na sua trajetória profissional", considerou.

As capacitações, que contarão com complemento orçamentário do Estado, serão realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com previsão de início ainda neste primeiro semestre de 2024. O secretário adjunto Sérgio Guimarães, o diretor geral da STDP, Ricardo Barbosa Junior, e o chefe de gabinete do senador, Cel. Mário Andreuzza, também acompanharam o encontro.

Texto: Raul Fernandes/Ascom STDP

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional