Ster participa de evento de empreendedores em Portão
Temas referentes ao cotidiano de micro e pequenos negócios foram discutidos na ocasião
Publicação:

Na noite desta quarta-feira (30/11), a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Ster) participou do encerramento anual das atividades do Grupo de Empreendedores de Portão (GEP). Apresentar o grupo, fortalecer o empreendedorismo no município e discutir sobre temas referentes ao cotidiano de micro e pequenos negócios foram os objetivos do evento, realizado no Green Park, em Portão.
Como parte da programação, o diretor de Inovação e Projetos Estratégicos da Ster, Jorge Imperatore, representando o secretário Vinícius Polanczyk, realizou uma palestra que abordou pontos como a diferença entre empreendedor e empresário, dicas para a sustentabilidade das empresas e a importância da informação para o crescimento delas. O diretor também destacou alguns números sobre a participação dos pequenos negócios na economia brasileira.
“As micro e pequenas empresas são responsáveis por mais de 70% dos empregos formais do Brasil, de acordo com dados do Sebrae. Ao mesmo tempo, 20% delas fecham após o primeiro ano e 60% encerram suas atividades com menos de cinco anos de vida”, disse. Entre os motivos apontados, estão a falta de capacidade para gestão, a falta de acesso ao crédito e ao mercado.
Imperatore explicou que esses são os três eixos estratégicos do programa RS TER, política pública do Estado voltada ao trabalho, emprego e renda. “Nós precisamos constituir ações para que esses fatores de mortalidade das empresas sejam diminuídos e para que os empreendedores tenham acesso a isso de uma forma rápida, objetiva e segura”, complementou.
Na sequência, a plataforma iCertus foi apresentada ao público presente. O sistema está sendo disponibilizado de forma gratuita, por meio de uma parceria entre o Estado do Rio Grande do Sul e a startup desenvolvedora, para qualquer empresa gaúcha com o faturamento anual de até R$4,8 milhões. Entre as funcionalidades do software estão a gestão empresarial integrada, antecipação de recebíveis com menores taxas, participação em licitações e anúncio nos principais marketplaces do mercado. “Com certeza essa iniciativa trará um impacto significativo na vida dos empresários que a utilizarem”, afirmou Jorge.
Estiveram presentes, além de Imperatore, o diretor-geral Luis Gustavo Lopes, representando a Ster; a gerente comercial da iCertus, Melina Drebes; a vereadora de Portão, Fátima Coelho e diversos empresários da cidade.
Texto: Ascom Ster