Secretário Sossella é eleito presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda
Titular da STDP será o responsável por conduzir os trabalhos do CTER-RS até 2027
Publicação:

Foi realizada nesta quarta-feira (16/4) a reunião do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (CTER-RS) onde, por aclamação, o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do RS, Gilmar Sossella, foi eleito como presidente do colegiado para os próximos dois anos. Sossella foi candidato único e sua indicação como representante do Poder Público foi aprovada por todos os presentes na reunião. A eleição para a presidência do Conselho é feita pela maioria absoluta de votos dos membros, de forma alternada entre as representações dos trabalhadores, dos empregadores e do Poder Público.
Em sua primeira manifestação como presidente do conselho, Sossella destacou que o objetivo na condução dos trabalhos sempre será com foco na empregabilidade do RS. “Agradeço a confiança de todos em nosso nome e podem ter certeza que teremos um diálogo aberto em todas as questões que forem analisadas aqui dentro do conselho”, citou o secretário. “Temos condições de aumentar os índices de empregabilidade e todos juntos aqui podemos contribuir para esse avanço”, completou Sossella.
Até então presidente do Conselho, Guilherme Scozziero Neto, representante da bancada dos empregadores, agradeceu a cooperação dos companheiros de colegiado no período em que esteve na presidência. “Nosso trabalho, nesse período, sempre foi no mesmo sentido: fortalecer as relações de trabalho”, resumiu Neto.
Além da eleição do novo presidente, a reunião do CTER-RS teve como pauta a aprovação da mudança de local das agências FGTAS/Sine de Marau e Feliz; a criação de um grupo de trabalho com membros do colegiado para avaliação de demandas que o conselho precisa deliberar; e, ainda, a definição de procedimentos para serem cumpridos pelo FGTAS/Sine quando da renovação dos termos de cooperação técnica com os municípios para a atividades das agências de emprego municipais.
Participaram também da reunião os representantes da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS, da Força Sindical, da União Geral de Trabalhadores (UGT), da Central Geral dos Trabalhadores, da Central Única dos Trabalhadores, da Federação da Agricultura do RS (Farsul), da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul) e da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS (Fecomércio).
Texto: Cássios Diogo Schaab/ASCOM STDP