Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Início do conteúdo

Reunião apresenta técnica de produção de combustíveis através de resíduos

Publicação:

Representantes da empresa Tris Ecotecnologia, representantes de Santa Cecília do Sul e secretário Gilmar Sossella participaram de encontro.
Tecnologia termoquímica catalítica faz o plástico inservível "voltar" a ser petróleo - Foto: Raul Fernandes/Ascom STDP

Uma técnica inovadora de processamento de resíduos plásticos para a produção de combustíveis foi apresentada ao vice-governador Gabriel Souza, na tarde desta terça-feira (11/4), em reunião provocada pelo secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, com representantes da empresa Tris Ecotecnologia e lideranças do município de Santa Cecília do Sul. A comitiva foi liderada pelo prefeito João Sirineu Pelissaro, que reuniu também o presidente do Legislativo do município Fabio de Quadros.

Segundo o sócio-proprietário da Tris Ecotecnologia, Lierson Schmitt, a empresa desenvolveu um método que transforma o plástico inservível em gás de síntese e óleo BTE, que, por sua vez, pode virar gasolina, óleo diesel, querosene de aviação e, até mesmo, nafta. “Utilizamos da tecnologia termoquímica catalítica, que nos possibilita fazer o plástico voltar a ser petróleo”, revelou.

Representantes da empresa Tris Ecotecnologia, representantes de Santa Cecília do Sul e secretário Gilmar Sossella participaram de encontro.
Modelo inovador e sustentável de produção de combustíveis foi apresentado ao vice-governador - Foto: Raul Fernandes/Ascom STDP

Tanto a empresa quanto o município de Santa Cecília do Sul buscam agilizar o processo de licença de operação junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam), uma vez que a operação da Tris possibilitará maior demanda de serviços à cooperativa de reciclagem local e, por consequência, potencializar o reaproveitamento dos resíduos e a diminuição dos índices de emissão de carbono. O órgão estadual de gestão ambiental já sinalizou que irá acompanhar os testes dos equipamentos e orientar possíveis alterações técnicas.

No entendimento do secretário Gilmar Sossella, a liberação das operações da Tris Ecotecnologia trará ganhos para o desenvolvimento do município em diversos aspectos. “É um grande case de inovação e sustentabilidade. Além do aspecto da preservação do meio ambiente, com a diminuição de aterros sanitários e dos índices de carbono, irá proporcionar novos postos de trabalho para a região”, destacou.

Texto: Raul Fernandes/Ascom STDP

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional