Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Início do conteúdo

Comitê de Valorização do Piso Salarial se reúne para negociações

Publicação:

Várias pessoas em volta de uma mesa, em reunião.
Proposta deve ser encaminhada até o dia 10 para a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional - Foto: Pedro Ribeiro/Ascom STDP

As negociações sobre o piso mínimo regional continuam no Rio Grande do Sul. O grupo de trabalho do Comitê de Valorização, formado por representantes de entidades patronais e de trabalhadores, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (28/3), na Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP). 

“A intenção é que as Federações dos Trabalhadores, Patronais e as Centrais Sindicais consigam entrar em um consenso a partir do debate respeitoso que tem sido feito”, explicou o titular da STDP, Gilmar Sossella. 

As Federações Patronais ainda não apresentaram uma contraproposta para o reajuste total de  8,45% solicitado pelos representantes dos trabalhadores na última reunião. No entanto, entregaram um documento com subsídios para o debate na reunião. O crescimento econômico brasileiro heterogêneo em 2023, o resultado negativo do Rio Grande do Sul no cenário nacional e produtividade da indústria gaúcha estagnada, em comparação ao aumento do piso regional, foram argumentos apresentados.

Um novo encontro será realizado na próxima terça-feira (2/4), com a presença de técnicos das entidades patronais e de trabalhadores, para tentativa de construção de uma proposta única. Neste ano, ela deve ser encaminhada à STDP até o dia 10 de abril. Em seguida, a sugestão de índice de reajuste do Comitê ou um relatório final sobre as negociações será enviado para o governador do Estado. O prazo é o dia 30 de abril. 

O que é o Comitê de Política de Valorização do Piso Salarial do Rio Grande do Sul

Instituído pelo decreto nº 57.502, o Comitê tem a finalidade de avaliar, discutir e propor a política de valorização do piso salarial do Rio Grande do Sul, com a coordenação da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional. A decisão foi publicada no diário oficial do Estado, no dia 13 de março de 2024.

Leia na íntegra aqui.

Texto: Mariana Souza/Ascom STDP

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional