Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Início do conteúdo

Governo do Estado anuncia parceria com Escola Mesquita para formar mulheres em cursos de tecnologia

Publicação:

Grupo de pessoas reunidas posando para foto
Projeto prevê a oferta de 23 vagas na área de tecnologia exclusivamente para mulheres - Foto: Keila Marques/Ascom STDP

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), assinou, nesta terça-feira (24/10), termo de colaboração com a Escola Técnica José César de Mesquita para desenvolver o projeto “Mulheres Empoderam Mulheres: Juntas Somos Mais Tec”, em solenidade realizada na sede da Escola, em Porto Alegre.

A iniciativa prevê a oferta de 23 vagas na área de tecnologia, nos cursos de técnicos de Automação Industrial, Informática, Eletrônica e Sistemas de Energia Renovável, exclusivamente para o público feminino. As moradoras de Alvorada, beneficiadas com políticas públicas como Bolsa Família, em situação de vulnerabilidade social, de violência doméstica, e chefes de família, são prioritárias para a formação. 

Cursos de técnicos de Automação Industrial, Informática, Eletrônica e Sistemas de Energia Renovável serão oferecidos
Cursos de técnicos de Automação Industrial, Informática, Eletrônica e Sistemas de Energia Renovável serão oferecidos - Foto: Keila Marques/Ascom STDP
“Precisamos dar oportunidades, por meio da educação, da qualificação, para transformar a realidade da população”, afirmou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella. 

O investimento será de R$250 mil, proveniente de emenda parlamentar de indicação da deputada estadual Stela Farias. “Espero conseguir destinar mais recursos para a continuação desse projeto porque sei que aqui ele será transformado em trabalho. Essas 23 alunas são o embrião de uma ação muito maior”, citou a deputada. 

A diretora da Escola Técnica José César de Mesquita, Claudete Oliveira, destacou a necessidade de ações voltadas para as mulheres. “Nós sabemos a dificuldade em encontrar profissionais femininas formadas em tecnologia, uma área historicamente dominada por homens”.  A ideia, conforme a diretora, é encaminhá-las, até o final dos cursos, para o mercado de trabalho.

O diretor de Trabalho, Emprego e Renda da STDP, Luis Fernando Rosa, ressaltou uma outra iniciativa da pasta de qualificação e empregabilidade para o público feminino que será lançada em breve.

“É importante dedicar espaços do mundo do trabalho para as mulheres, possibilitando que elas se tornem independentes. Isso auxilia no encerramento de um ciclo de violência, por exemplo, já que muitas vezes as mulheres permanecem nessas relações para terem onde morar, o que comer”, salientou a diretora adjunta de Inovação e Projetos Estratégicos da STDP, Waleska Vasconcellos. 

Participaram também os representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Porto Alegre (STIMMMEPA) - entidade mantenedora da Escola - Marcelo Nascimento e Marcelo Rocha da Silva; o diretor-geral Ricardo Barbosa Junior, e a diretora de Inovação e Projetos Estratégicos, Kelly Ruas, da STDP; o chefe de gabinete de liderança de bancada na Assembleia Legislativa, Artur Souto, integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e servidores estaduais.

Texto: Mariana Souza/Ascom STPD

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional