Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Início do conteúdo

Parceria entre Secretaria de Trabalho e Avesol destina recursos para empreendimentos solidários

Publicação:

Secretário Gilmar Sossella assinando o termo de colaboração. O presidente da Avesol, Miguel Orlandi, e o deputado estadual Zé Nunes, estão sentados ao lado dele.
O objetivo é melhorar as condições de produção dos empreendimentos solidários - Foto: Keila Marques/Ascom STDP

Em busca de fortalecer a economia solidária no Rio Grande do Sul, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), e a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol) assinaram, nesta terça-feira (28/11), um termo de colaboração. O ato foi realizado na sala de governança do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre. 

A parceria prevê a aquisição de equipamentos para sete grupos de catadores e de confecção assessorados pela Avesol, dos municípios de Arroio Grande, Turuçu, São Lourenço do Sul, Pinheiro Machado, São José do Norte e Porto Alegre, e para a sede da associação. O objetivo é aumentar a renda dos empreendimentos, a partir da melhoria nas condições de produção, e possibilitar processos mais qualificados de assessoria e de formação.

“A política pública tem que ser direcionada para quem precisa e é com esse propósito que a Secretaria de Trabalho tem atuado”, frisou o titular da STDP, Gilmar Sossella. O secretário também citou outras iniciativas da pasta voltadas para o setor, como a reativação do Conselho de Economia Solidária do RS (Cesol) e o repasse de recursos por meio de consultas populares e emendas parlamentares para empreendimentos solidários. 

Itens como geladeira, freezer, fogão, notebooks, impressora, bicicleta elétrica e cadeiras de escritório serão comprados e cedidos mediante Termo de Comodato, ou seja, deverão ser devolvidos em caso de rescisão contratual. O investimento será de R$400 mil, proveniente de emenda parlamentar de indicação do deputado estadual Zé Nunes.

O parlamentar destacou a importância da economia solidária e da construção de políticas públicas para a área. “A economia solidária é um espaço de realização econômica, social, de emancipação de pessoas. A partir dela,  um cidadão que está economicamente excluído começa a se enxergar como sujeito”, disse. Nunes também explicou os princípios que a envolvem, como a autogestão, a democracia, a solidariedade, a cooperação, o respeito à natureza, o comércio justo e o consumo solidário. 

“Esses conceitos fazem parte, inclusive, de um planejamento estratégico para o desenvolvimento econômico do país”, completou o presidente da Avesol, Miguel Antonio Orlandi.  Ele ainda agradeceu a destinação da verba em nome da entidade e dos assessorados. “Nós sempre precisamos cuidar da parcela da população que está mais vulnerável, por isso o recurso é tão importante”. 

Para o diretor de Trabalho, Emprego e Renda da STDP, Luis Fernando Rosa, a economia solidária está avançando tanto a nível nacional quanto estadual. Apesar disso, apontou a necessidade de mais esforços serem direcionados para os empreendimentos solidários. “Tenho certeza que essa iniciativa vai fazer a diferença na vida de muitas famílias que dependem desses equipamentos e que, com isso, muitos empregos serão gerados no estado”, celebrou. 

Foto posada dos participantes do evento de assinatura do termo de colaboração entre a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional e a Avesol.
Equipamentos para grupos de catadores e de confecção assessorados pela Avesol e também para a sede da associação serão comprados - Foto: Keila Marques/Ascom STDP

Participaram o supervisor da Avesol, Douglas Figueiras; a representante da Rede Marista, Daniela Pimentel; a chefe de gabinete do deputado Zé Nunes, Joice Timm; os assessores parlamentares, Marcelo Albuquerque e Rivaldo Ferrom; o coordenador de comunicação de bancada na Assembleia Legislativa, Zelmute Marten; e o chefe de gabinete de liderança na Assembleia Legislativa, Artur Souto.

Texto: Mariana Souza/Ascom STDP

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional