Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Início do conteúdo

Realizada primeira reunião mediada pelo governo para definir novo mínimo regional

Publicação:

Homens sentados, junto a uma mesa, conversando.
Mediação do governo pretende conciliar um índice alternativo de reajuste com relação aos propostos pelas categorias - Foto: Suelem Oliveira/Ascom STDP

A realização de encontros separados da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) com entidades patronais e centrais sindicais, para a tentativa de conciliar um índice de reajuste ao salário mínimo regional, foi o encaminhamento do encontro do Comitê de Valorização do Piso Salarial do Rio Grande do Sul, mediado pelo secretário Gilmar Sossella, ocorrido nesta quarta-feira (17/4).

Com isso, até o final de abril, a STDP se reunirá com cada representação, buscando, um índice alternativo para o aumento do salário mínimo. As centrais sindicais requerem um aumento de 8,45% e as entidades patronais, por sua vez, defendem que o aumento seja de 2,21%.

"Se conseguirmos conciliar um índice alternativo, estaremos dando um passo significativo para que o projeto de lei seja encaminhado de forma mais ágil pelo governador à Assembleia Legislativa", frisou o secretário Gilmar Sossella.

Havendo ou não conciliação entre as partes, o relatório do comitê será fechado até 30 de abril e enviado ao Gabinete do Governador, que, por sua vez, formulará o projeto de lei a ser encaminhado para o Poder Legislativo.

Texto: Raul Fernandes/Ascom STDP

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional