Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Secretaria de

Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Início do conteúdo

Rio Grande do Sul registra saldo positivo com a abertura de mais de 10 mil vagas de emprego em outubro

Publicação:

Card com fundo branco, com logo do Estado, ícone de uma pasta de trabalho e escrito novo caged.
-

O Rio Grande do Sul registrou saldo positivo de 10.776 vagas com carteira assinada em outubro, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta terça-feira (28/11). O número é resultado de 115.882 admissões e de 105.116 demissões.

O setor de comércio lidera as contratações, com o saldo de 4 mil postos de trabalho formais no mês. Foram 32.820 admissões e 28.739 demissões. Em seguida, o melhor desempenho foi o de serviços. O setor criou 3.950 vagas em outubro, com 43.264 contratações e 39.314 desligamentos, com destaque para informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas. Já a agropecuária aparece em terceiro lugar no ranking, a partir de 5.568 admissões e 3.601 demissões, resultando em um saldo de 1.967 vagas de trabalho com carteira assinada. 

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, comemorou os índices positivos e destacou iniciativas da pasta, como o programa RS Qualificação, para a continuação do crescimento da empregabilidade no estado. “Ainda temos muitos postos de trabalho em aberto, mas temos a perspectiva de que, com a qualificação profissional, várias dessas vagas serão preenchidas”, disse. “De forma inédita, R$14 milhões foram empregados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, para qualificar a nossa gente gaúcha”, completou o secretário adjunto Tiago Cadó. 

Grupos Populacionais 

Em outubro, o saldo ficou positivo para os homens, com a geração de 7.126 postos, e também para as mulheres, com 3.640 vagas de trabalho formais criadas. Em relação ao grau de instrução, o destaque é para o nível médio completo (6.260). No que se refere à faixa etária, o saldo é maior entre 18 a 24 anos (5.530).

Acumulado do ano 

No acumulado de 2023, o saldo do Estado também é positivo. De janeiro a outubro, foram abertos 64.662 postos de trabalho, a partir de 1.220.196 admissões e 1.155.534 demissões. 

Texto: Mariana Souza/Ascom STDP

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional