Secretaria de Trabalho renova parceria com Instituto Proa para capacitar jovens gratuitamente para o primeiro emprego
Publicação:

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), renovou, nesta segunda-feira (18/9), a parceria com o Instituto Proa para oferecer capacitação online e gratuita para jovens gaúchos, direcionada ao primeiro emprego. O acordo de cooperação foi assinado em ato realizado na sede da pasta, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).
Os estudantes aprovados no curso realizam, durante três meses, formação em Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Após essa primeira etapa, eles podem optar por sete trilhas de capacitações específicas nas áreas de Administração, Logística, Análise de Dados, Promoção de Marcas, UX Design, Varejo e Educação Financeira.
As inscrições para a próxima turma serão abertas no dia 25 de setembro, pela Escola do Trabalhador e do Microempreendedor, no site da STDP, na aba Capacitação para Jovens. Para participar, o jovem precisa ter entre 17 e 22 anos, estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública, além de morar no Rio Grande do Sul. São duas mil vagas em todo o Estado.
“A educação emancipa as pessoas, seja pelo ensino regular ou por cursos de capacitação e qualificação”, destacou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, ao mencionar a importância da renovação da parceria. O titular da pasta também salientou o sucesso da iniciativa. “Já foram mais de 2200 jovens beneficiados pelo Instituto aqui no Estado, sendo que 67% deles conseguiram uma vaga de trabalho após os seis primeiros meses da formação básica”.
Para a presidente do Instituto Proa, Alini Del Magro, a mudança social ocorre por meio da empregabilidade “A partir do momento que o jovem tem um bom primeiro emprego, a vida dele muda. Ele gera renda, contribui com o Estado, influencia a sua família e a sua comunidade”, disse. “Por isso, essa parceria é muito importante para o Proa. É por meio do governo que conseguimos ampliar o alcance de estudantes e empresas”, completou.
O diretor de Trabalho, Emprego e Renda da STDP, Luis Fernando Rosa, também comemorou o ato. “O Instituto já vem trabalhando em parceria com a Secretaria desde 2021, mas o objetivo é expandir essa atuação para formar cada vez mais jovens e encaminhá-los ao mercado de trabalho”, afirmou.
A solenidade também contou com a participação de representantes da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro) e de autoridades municipais.
Texto: Mariana Souza/Ascom STDP